Pesquisar neste blog

domingo, 26 de junho de 2011

7 Beleza padronizada


      

     Na nossa sociedade, o conceito de beleza tem diferentes formas e diferentes consequências. A preocupação com o corpo pode trazer benefícios. Neste caso, com a execução de exercícios físicos regulares e uma dieta balanceada, que inegavelmente melhoram a qualidade de vida. Mas por outro lado, essa preocupação pode se tornar uma obsessão e acarretar em sérios riscos à saúde.
     A premissa de que só é bonito quem segue os padrões de beleza estabelecidos pela sociedade, leva homens e mulheres a tomarem atitudes extremas. Cirurgias plásticas, dietas rigorosas e exercícios físicos compulsivos com a adição de anabolizantes podem deixar sequelas, desenvolver doenças ou ocasionar lesões graves.
     Neste estágio, a vaidade passa a ser uma obsessão, e por fim termina na escravidão do indivíduo a um padrão estético pré-estabelecido.
     A imprensa ainda exerce forte influência na perduração desse padrão, com figuras idealizadas de “pessoas perfeitas”. Há um forte preconceito por trás disto, pois quem foge a regra é considerado pelos outro e, logo, por si próprio, como sendo um excluído.
     Precisamos mudar esse paradigma sobre o conceito de beleza e levar em consideração, principalmente, o bem-estar de cada um. Devemos nos exercitar e nos alimentarmos bem, visando a nossa saúde e não a aparência.   

Angelus.

7 comentários:

  1. Assino em baixo, mas na minha opinião o que realmente vale é o que temos na cabeça, pq o resto é apenas resto.


    Obrigado pelo comentário lá no blog, por mais que eu tente ser incompreensivo tu consegues ver algo na poesia.

    Tenha bons dias!

    ResponderExcluir
  2. Isso rola até na faculdade,as bonitinhas não andam com as feias nem fudendo...mas beleza é algoi que vai alem de aparencia...obrigado pelas visitas !

    vai lá que tem post novo e sua opinião já é necessaria !

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, a preocupação com a aparência se tornou uma doença cada vez mais agressiva fazendo que com muitos jovens percam suas vidas como é o caso da bulimia. Em outros, a essa padronização de conceito do belo aumenta ainda mais a criação das famosas ``panelinhas`` em que grupos sociais se unem a partir de certos critérios enquanto quem está fora destes simplesmente não serve para faze parte e, por consequência, se exclui. Isso gera vários outros problemas.

    Muito interessante seu post, vale a pena fazer as pessoas pararem pra pensar nisso.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou gordinho, adoro o meu corpo, me amo acima de tudo e esbanjo saúde. Isso é o mais importante. Tenho que malhar não o corpo, mas o cérebro, pois a única coisa que vou levar comigo quando falecer é a memória, a inteligência, tão desconhecida da maioria dos corpões sarados.

    escarceu-pre-datado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É importante manter limites; cuidar da aparencia de forma saudável, sem tantos exageros, sem excessos. É importante priorizar a vida em si, e não o que as pessoas veem dela. Uma mente bem alimentada reflete numa aparência com vigor e com brilho.
    Sempre belo. :)

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente a sociedade se prende a padrões pré estabelecidos que levam as pessoas a escravidão deixando de lado o que é realmente importante.
    Os padrões de beleza mudam de tempos em tempos.

    ResponderExcluir
  7. Verdade pura seu Angelus! Para ser radicalmente contra esses padroes pre-estabelecidos e pior, imagens retocadas, tenho dois agurmentos. Um de um professor meu que sempre que vai ao cardiologista diz-lhe que "foi fazendo caminhada que meu amigo morreu!" e o medico retruca "de infarton??", ele responde "nao, foi atropelado na Lagoa, um carro subiu pela calçada e matou-o na hora". Outro embase que tenho de um coordenador que pesava 120 Kg, e o cardiologista sempre dizia-o para emagrecer. Um hora ele teve uma crise hepatica, e internado, emagreceu 40 kg. No final o medico disse-lhe que a sorte dele era o fato de ter 120 kg.

    Maaaaaaaaaas, eu emagreci 8 kg \o/ e garanto que nao os quero de volta! Fiquei fininha! E acredito piamente que foi por apaixonite ;P

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo! Sua opinião pessoal sobre o post é muito importante.